
Email Malicioso
Um e-mail malicioso pode parecer que vem de uma instituição financeira, um site de comércio eletrônico, uma agência governamental ou qualquer outro serviço ou empresa.
Frequentemente, ele pede que se aja rapidamente, porque a sua conta foi comprometida, seu pedido não pode ser atendido ou há outro assunto urgente para resolver.
Se não tiver a certeza se esta solicitação por e-mail é legítima, deve-se verificá-la com estes procedimentos: contatar a empresa, instituição financeira, agência governamental, etc. – usando as informações oficiais paralelas da entidade que é referida no e-mail suspeito, mas não as informações fornecidas no e-mail.
Spam
Spam é o equivalente do lixo eletrônico. O termo refere-se a e-mails não solicitados, em massa – e muitas vezes indesejados.
- Maneiras de reduzir o spam: criar filtros nos programas de e-mail. A maioria dos fornecedores de serviços de Internet (ISPs) e fornecedores de e-mail disponibilizam filtros de spam gratuitos, deste modo, dependendo do nível definido, pode-se bloquear os e-mails que se deseja.
- Reportar spam: a maioria dos fornecedores de e-mail oferece maneiras de marcar um e-mail como spam ou relatar ocorrências de spam.

Phishing
Os ataques de phishing usam e-mail ou sites maliciosos (ao clicar num link que é enviado num e-mail suspeito) para recolher informações pessoais e financeiras ou infetar o seu PC, tablet ou smartfhone com malware e vírus.
Spam e Phishing em redes sociais
Spam, phishing e outros golpes não se limitam apenas ao e-mail, mas também prevalecem em sites de redes sociais.As mesmas regras aplicam-se às redes sociais: links em anúncios online, atualizações de status, tweets e outras postagens.
Como de denunciar spam e phishing nas principais redes sociais:
Este texto teve suporte no site: https://staysafeonline.org/